Halloween

O Dia das Bruxas é uma comemoração de origem tradicional, que ocorre todos os anos no dia 31 de Outubro, nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

De acordo com manuscritos históricos a origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália. Na sua origem, o Halloween não estava relacionado com as bruxas. Era um festival do calendário celta, dos sacerdotes druidas, comemorado com alegria e homenagens aos mortos e aos deuses, que marcava o fim do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas, o festival de Samhain – o Senhor dos mortos, celebrado no dia 1 de Novembro.

Eles acreditavam que na véspera deste dia, 31 de Outubro, Samhain chamava todos os espíritos que, durante os doze meses passados, tinham sido condenados a habitar em corpos de animais. Costumavam reunir-se em volta de uma fogueira na comunidade, e ofereciam os seus animais e as suas colheitas. Os druidas acreditavam que era nessa noite que a terra entrava em contacto próximo com o mundo espiritual. Usavam disfarces feitos de cabeça e pele de animais de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam à procura de corpos. Para se livrarem destes espírito tinham que lhes dar comida ou oferecer-lhes algo. Se os espíritos ficassem satisfeitos com o que lhes davam, deixavam as casas em paz. Caso contrário faziam um "trick" (truque, maldade), ou rogavam uma maldição de destruição sobre as pessoas que ali residiam. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

As cores que simbolizam o Halloween são o laranja, o preto e roxo. Neste dia celebram-se personagens como fantasmas, bruxas, vampiros, Jack o lanterna, abóboras, morcegos, caveiras, esqueletos, monstros, demónios, aranhas e outros elementos relacionados com o medo e o mundo da magia, bem como os lugares para que o seu imaginário remete, como cemitérios, mansões assombradas, lugares escuros.


Fiz uma montagem deste pequeno filme para colcar a passar em "pano de fundo" num cemitério improvisado para atormentar 60 criançinhas indefesas ... Ahahahahahah!!! Vai ser lindo :-)


A minha versão do Halloween

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis