Ando a debater-me com uma série de questões que podem mudar o rumo da minha vida duma forma relevante. Não encontro saídas airosas para decisões complicadas!

Entretanto, tenho um mês inteirinho de férias (quase que forçadas) em Dezembro que terei de aproveitar, da melhor forma que puder encontrar.

Das duas três ... esqueço a fisioterapia (que necessito) e cometo a insensatez (que me apetece de sobremaneira) de comprar um bilhete para Austrália/Nova Zelândia ou América do Sul e fujo para lá. Em alternativa, posso tentar fazer pequenas viagens pela Europa, de forma a conseguir conciliar as viagens com os tratamentos necessários.

Pensei também, em oferecer o meu tempo para algo de útil, visto que não tenho a mínima ideia de como utilizá-lo???? Lembrei-me de ir (um mês) para o país onde nasci (que conheço muito mal) e que será porventura o país mais pobre do mundo. Descobri e contactei com três instituições com projectos de voluntariado em Moçambique (duas nacionais e uma estrangeira), expliquei-lhes a minha situação, disponibilizei-me para suportar todos os custos da minha viagem e estadia. Ofereci-me para fazer o que quer que fosse, em qualquer parte do país e em qualquer tipo de condições (mesmo que precárias), desde que pudesse contribuir com a minha força de trabalho para ajudar.

Fiquei a saber um pouco mais acerca dos projectos humanitários destas instituições, mas descobri que a escolha de voluntários segue uma serie de requisitos e planeamentos, que não podem ser ultrapassados em tão curto espaço de tempo. Descobri também, que a maior parte deste projectos está ligado a instituições religiosas, cujos procedimentos não me identifico totalmente. Fui educado em colégios religiosos, mas repugna-me a forma como a igreja estagnou no tempo e não se adapta aos tempos modernos.

Das instituições que contactei, houve uma (ATACA) que despertou o meu interesse, pois os formalismos não eram tão complicados e a abertura foi fantástica. Estão numa fase de reestruturação dos seus projectos em Moçambique e as suas acções apenas serão reactivadas a partir de Fevereiro/Março de 2010. Quando tiver de ir ao Porto, fiquei de ir visitá-los para saber mais detalhes sobre os seus programas!

Voltei assim ao ponto de partida e continuo sem saber o que fazer das minhas férias!

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis