Há viagens sem regresso nem repetição.

Acabei de ler o “Quase Romance” de Miguel Sousa Tavares. Agrada-me a escrita simples e descomplexada de alguém que assume escrever para poder viajar, viaja para poder escrever…

“No teu deserto” é a historia de alguém que, durante quarenta dias, tentou dizer algo a outra pessoa durante uma viagem repleta de aventura, pó, humor, desejo, sentimento, peripécias e tempestades… Acabou por não dizer nada durante os quarenta dias…; fê-lo agora, através da escrita e após vinte anos…

Frases extraídas do livro:

"Escrever é usar as palavras que se guardam: se tu falares de mais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer".

"As pessoas não aguentam nem um dia de solidão. Já não há ninguém para atravessar o deserto, porque já não há ninguém capaz de enfrentar toda aquela solidão".

"A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio".

"Éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar."

"Quereria um dia recordar que alguém me tinha pegado na mão e me conduzia para onde não havia nada – nem estradas, nem casas, nem cidades, nem luzes ou sombras, nem árvores ou jardins ou praia ou qualquer coisa que eu tivesse visto antes - a minha única tarefa era deixar-me conduzir por ti, entre a lucidez e o sonho".


1 Whariúthinqs?:

At 12:02 da manhã Andorinha said...

Sabes adoro a escrita deste homem na revista Visão de 2 de Julho de 2009 vinha uma entrevista fantástica dele...nesta entrevista ele falava deste livro. Bem fiquei logo com as "antenas no ar", tinha de o comprar... Saía a 7 de Julho para as bancas...pensei será que alguma alma se lembra de mo dar nos meus anos...mas não. Deram outros menos esse. Hoje num centro comercial vi-o, peguei logo nele e pensei vou "devoralo" e assim foi passei a tarde a "devoralo". E apaixonei-me...
Beijo Grande Amigo

 

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis