A Marta é uma miúda de 4 anos que tem leucemia e precisa urgentemente de um dador compatível.
A história da Marta saiu da internet e chegou à televisão, ao telejornal e a alguns programas de grande audiência. É preciso fazer circular a informação. Ajudando a Marta também se está a ajudar muitas outras pessoas com problemas semelhantes.
Como ajudar:
1. Tornar-se dador já. Para resumir, só é preciso ter entre 18 e 45 anos.
2. Espalhar este pedido e fazer chegar a notícia a toda a gente que se conhece em Portugal e no estrangeiro (o banco de medula óssea é mundial) ...
Links úteis:
- O blog da Marta (com informação sobre postos de recolha no país inteiro)
- A página da Marta no facebook (com informação sobre postos de recolha no país inteiro)
- O site do Centro de Histocompatibilidade (com informação que é preciso saber para ser dador e onde se pode fazer o download do formulário e poupar tempo).
Sou dador de sangue, mas da última vez que fui doar, fizeram-me uma pergunta à qual eu respondi afirmativamente e passei a constar da lista de pessoas que nunca mais poderão ser dadoras de sangue. Segundo o médico do Instituto Português do Sangue, faço parte duma reduzida parte da população portuguesa que recebeu transfusões de sangue na década passada, numa altura em que não se fazia o rastreio à BSE (doença das vacas loucas). Existe uma ínfima possibilidade de poder ter sido infectado pela doença e como tal não posso voltar a doar sangue, nem posso ser dador de medula óssea!
Só me resta acreditar que a Andorinha não vai precisar do transplante e que a Marta vai encontrar o dador compatível!
Carimbadela: Voluntariado