Por vezes as pessoas nem imaginam porque razão certas coisas foram criadas e qual o motivo por trás delas. Faço parte de uma Associação de Voo Livre criada a partir dum sonho (partilhado por muitos) de alguém que já partiu para um "novo recomeço", mas que deixou saudade a quem o conheceu! O Jorge do Magoito era um alegre gigante (com os seus cento e muitos kgs de generosidade e muito metros de altura de simplicidade) e tinha um coração muito maior ainda! Quis o destino que a certa altura da sua curta vida, mergulhasse numa derradeira onda enquanto fazia um dos muitos desportos que o libertavam que era o Surf. Mergulhou no azul e por lá permanece a observar a plenitude da vida que ele tão bem conseguiu saborear nos pequenos detalhes ...

Do sonho comum de várias pessoas em agrupar os interesses de voar livremente surgiu a Associação do Voo Livre de Sintra que comemora hoje 10 anos de existência. Muitos dos actuais membros nunca tiveram a sorte de conhecer o Jorge, mas quem o conheceu sabe que foi ela força motriz que fez com que esta Associação nascesse e foi ele que conseguiu que ela existisse durante vários anos. Aqui fica um breve resumo da minha tentativa de prepetuar a história da AVLS!


Resumo da História da Associação do Voo Livre de Sintra

No dia seis de Novembro de 1997, era fundada Associação do Voo Livre de Sintra. Os dez elementos fundadores, a maior parte deles praticantes de parapente, davam assim o primeiro passo para introduzir na região de Sintra uma actividade desportiva relativamente nova.

O crescimento meteórico da Associação nos dois primeiros anos, revelou uma grande motivação dos praticantes locais; chamou a atenção para a importância que esta zona viria a adquirir num movimento de forte desenvolvimento desta modalidade a nível nacional.

Em 2000 a AVLS conjuntamente com a Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) e Câmara Municipal de Sintra (CMS), organizam a Reunião Anual da Comissão Internacional de Voo Livre (CIVL), autoridade máxima do Voo Livre no seio da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). A Associação de Voo Livre de Sintra tornou-se nessa altura um ponto de referência visível desta prática desportiva no nosso país. Seguiram-se anos em que o reconhecimento deste facto foi bem visível, através das inúmeras solicitações para enquadramento de actividades organizadas por escolas, clubes e as mais diversas entidades.

A partir de 2003 um novo impulso foi dado através da chegada de uma nova direcção e adesão de novos praticantes à Associação, resultado do esforço de formação de novos pilotos nas diferentes práticas do voo livre.

A história desta jovem Associação continua a escrever-se diariamente e a marcar um lugar de destaque no âmbito do Voo Livre Nacional. Novas fronteiras têm vindo a ser alcançadas e novos desafios atingidos por uma equipa diversificada de indivíduos que vivem intensamente a sua paixão pelo Voo Livre. Por outro lado, nesta jovem Associação acreditamos fortemente em comunicação como uma ferramenta para o desenvolvimento, e um modo para compartilhar o espírito de voar. Contamos entre os nossos membros com pessoas criativas, aventureiras e pilotos apaixonados pela arte de voar e com o desejo entusiástico por quebrar os limites e construir coisas novas.

Com as eleições de uma nova direcção em 2006, novas caras surgiram, motivados e dispostas a dar continuidade ao bom trabalho da direcção anterior, algo cada vez mais raro no Associativismos dos nossos tempos. Ao nível do associativismo foram criadas todas condições para que neste momento, a AVLS seja uma estrutura sólida e bastante dinâmica, para puder dar uma resposta a todos os objectivos a que se propõe para o futuro.

Em 2007 chegou o momento de partir para uma aposta ainda mais arrojada em termos de futuro. Criar uma Equipa de competição foi a grande aposta da AVLS. A aposta na vertente desporto de competição só agora foi possível, contando com o apoio de muitos dos atletas da associação, que mostraram vontade de integrar este grande projecto para o Ano de 2007 e seguintes. Com esta equipa de competição a AVLS conseguiu sagrar-se Clube Vice-Campeão Nacional de Parapente na época de 2007.

Ao fim de alguns anos de percurso, a Associação do Voo Livre de Sintra pode orgulhar-se do esforço daqueles que foram os protagonistas de histórias e imagens inapagáveis. Imagens e histórias que contemplamos muitas vezes com uma mistura de saudade e orgulho. Acontecimentos desportivos e humanos que honram o trabalho persistente de muita gente que foi construindo e aprendendo.

Ao olharmos para trás vemos participantes nas actividades organizadas, encontramos jovens a iniciarem-se no parapente, menos jovens a descortinarem o prazer de voar livremente, pilotos experientes e jovens arrojados.

Tudo isto obriga a que o futuro seja inventado com arrojo.

O destino da Associação do Voo Livre de Sintra resultará sempre da visão partilhada por todos os que nela trabalham e da capacidade para materializar novas ideias e projectos.

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis