Alimento para a mente

Um dos problemas que mais aflige as sociedades é a tendência para se tirar conclusões antes de se conseguir perceber a fundo as questões.
José Miguel Júdice

Na temporização da vontade, vivemos numa lógica invertida: o português tem saudades do futuro e esperanças no passado.
José Barreiros

Mal vai a sociedade quando a moral se esgota na lei.
António Bagão Félix

O sentimento de segurança é, em larga medida, subjectivo. Depende do nosso estado de espírito, da nossa auto-estima, das experiências que tivemos ao longo da vida, muito mais do que da realidade em si.
Isabel Stilwell

A nossa sociedade deixou de ser composta por humildes que não se atreviam a sonhar. Passou a ser de frustrados ruminando sonhos precocemente empolados.
João César das Neves

Temos a cultura da farsa. Somos poetas e somos cómicos, mas temos dificuldade em viver a realidade.
Ivo Canelas

Ao mesmo tempo que vivemos numa era de grandes avanços científicos e de extraordinária capacidade de realização humana, é evidente que o adulto não é mais o centro e destino da condição humana, mas antes o adolescente e o infantil. Basta pensar como a maioria dos produtos, carros, telemóveis, aspiradores, são cada vez mais abonecados, mais apropriados para um jardim infantil. Como o design tem evoluído na direcção do brinquedo, com as suas formas divertidas e coloridas. E como a própria comunicação empresarial e publicidade assenta cada vez no ingénuo e no simplório, usando e abusando da graçola e da piada, em particular na de mau gosto. E isto tanto para vender um chocolate, um telemóvel ou um carro topo de gama.
Leonel Moura

Quando se acha que não há nada a perder, muda a racionalidade, mudam as emoções, muda a moral da história e muda o peso da ética. O crime não compensa? Comparado com a miséria compensa. Comparado com a pobreza engana.
Rui Tavares

Cada vez mais o nosso pensamento quotidiano é fabricado pelas palavras e ideias sonoras mais gritantes, mais mediatizadas, pelos processos mais surpreendentes e ardilosos (...) A literacia não é só ler e escrever, é permitir que o homem retome características mentais de inter-relação e recrie outras, através do saber, de tal forma que a sua percepção do mundo e da vida possa ser tão inteligível que se sinta seguro para novas descobertas.
Helena Moura

A maior parte das coisas que dizemos (aos outros) na vida ordinária são deste teor: não perguntam nada, não respondem a nada. E nem por isso são coisa nenhuma - confirmam a regularidade das relações interpessoais, sem a qual o mundo social se desmoronava. São rituais interactivos que confirmam a ordem social e nos fazem saber que o outro é quem achamos que é, e que nós somos quem somos.
Luis Fernandes

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis