O Projecto Venus é uma organização que propõe um plano de acção para a mudança social, que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Ele delineia uma alternativa para lutar por uma situação na qual os direitos humanos não sejam mais proclamações no papel, mas um modo de vida.
Ao se considerar a enormidade de desafios que hoje confrontam a sociedade, pode-se seguramente concluir que há muito passou da hora de re-examinar os nossos valores, de avaliar e reflectir sobre algumas das questões fundamentais e suposições que temos enquanto sociedade. Essa auto-análise questiona a própria natureza do que significa ser humano, o que significa ser membro de uma "civilização", e que escolhas podemos fazer hoje para assegurar um futuro próspero para todas as pessoas do planeta.
No presente momento, restam-nos pouquíssimas alternativas. As respostas de ontem já não são mais relevantes. Ou continuamos com os nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antiquados, sendo que nesse caso o nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.
A experiência diz que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma actividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Venus trata. Direcionar a nossa técnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, e buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano.
O Projeto Venus advoga uma visão alternativa para uma nova civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar dessa descrição estar bastante condensada, ele é baseado em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por pessoas de várias disciplinas científicas.
O Projecto Venus clama por uma abordagem directa para o reprojectamento de uma cultura, na qual as velhas imperfeições da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistas não só como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis.
Uma das premissas básicas do Projeto Venus é a de que nós trabalhamos para que todos os recursos da Terra sejam património comum de todas as pessoas do planeta. Qualquer coisa menos que isso irá simplesmente resultar numa continuação do mesmo catálogo de problemas inerente ao sistema vigente.
O comportamento humano está sujeito às mesmas leis como qualquer outro fenômeno natural. Nossos costumes, condutas e valores são subprodutos de nossa cultura. Ninguém nasce com ganância, preconceito, intolerância, patriotismo e ódio; estes são todos padrões comportamentais aprendidos. Se o ambiente continuar inalterado, comportamentos similares repetir-se-ão.
Muito da tecnlogia necessária para produzir uma economia global baseada em recursos já existe hoje. Se escolhermos as limitações de nossa atual economia baseada em dinheiro, então é provável que continuaremos a viver com os seus resultados inevitáveis: guera, pobreza, fome, privação, crime, ignorância, stress, medo e desigualdade. Por outro lado, se abraçarmos o conceito de uma economia global baseada em recursos e partilhar nossos entendimentos com nossos amigos, ajudaremos a humanidade a evoluir do seu presente estado.
Carimbadela: Futurologia, Pensamentos