Recado para mim mesma

Fizeram-me acreditar que amor mesmo, amor para valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não me contaram que o amor não é accionado nem chega com hora marcada.

Fizeram-me acreditar que eu era metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontrasse a outra metade. Não me contaram que já nasci inteira, que ninguém na minha vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que me falta: eu cresço através de eu mesma. Se estiver em boa companhia, é só mais agradável.

Fizeram-me acreditar numa fórmula chamada "dois em um", duas pessoas a pensar igual, agir igual que isso era o que funcionava. Não me contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram-me acreditar que o casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram-me acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que tem pouco sexo são caretas, que os que fazem muito sexo não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não me disseram que existe muitas mais cabeças tortas do que pés tortos.

Fizeram-me acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não me contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.

Ah, também não me contaram que ninguém me vai contar isto. Cada um tem que descobrir sozinho. Aí, quando estiver muito apaixonada por mim mesma, vou poder ser muito feliz e apaixonar-me por alguém.

Escrito por um Andorinha

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis