O mar é meu amigo

Afinal o mar é mesmo meu amigo! Ontem ao final da tarde, saí do trabalho e rumei à Fonte da Telha para a primeira aventura de Kitesurf no mar.

Estava com medo! Aquele tipo de medo agradável que não paralisa, mas que faz querer seguir alegremente em frente... Preparei o material e sentia-me (um tanto ao quanto) nervoso. Já tinham passado várias semanas, em que estivera afastado do Kitesurf. Uma simples palavra de alento do meu instrutor (ex-campeão nacional) foi suficiente para me acalmar e ficar em sintonia com o que teria de executar em seguida.

Havia que entrar num mar repleto de ondas gigantes, preso a um papagaio e com uma tábua nos pés. Um conjunto de varáveis que me poderiam facilmente levar à desgraça. Atirei-me às ondas e submergi diversas vezes, mas nunca perdi a noção de onde se encontrava o meu Kite no ar. Muitos anos no ar levam-me a sentir segurança, sempre que estou em contacto com objectos voadores. Concentrei-me no Kite e consegui passar a rebentação ajudado pela tracção dele. Olhei para terra e já estava a 1 km do sítio de partida e tive de voltar a pé pela praia.

Pelo caminho de regresso, encontrei outros principiantes, que tal como eu, estavam em sérias dificuldades. Um deles perdera a prancha e andava à nora. Outro deixara cair o kite na rebentação e embrulhou-se nas redes dos pescadores. Um terceiro deixara cair o kite e este rasgou-se…

Quando cheguei estafado ao local de partida, decidi baixar o kite e reflectir um pouco. Adoptei uma nova postura que fez toda a diferença. Decidi ir andando a pé pela praia acima à procura dum local com menos ondas para entrar na água. Esperei pacientemente e observei o mar (algo que aprendi no Bodyboard da semana passada) e esperei por uma oportunidade entre os “Sets” de ondas. Quando vi a minha oportunidade, não hesitei e deslizei facilmente pelo mar adentro. Não caí, aguentei-me a deslizar e quando dei por mim já não via a costa. OOpss....Tinha de voltar, mas estava eufórico e deitei-me um bocado na água a saborear o momento de conquista pessoal que jamais se irá repetir da mesma forma. O regresso foi ainda mais emocionante, pois quando cheguei à zona das ondas, consegui surfar as ondas. Foi lindo! Só me apetecia ganir de tanta satisfação :-)

Continuei a curtir, aprender e a ver a evolução dos outros que tal como eu estavam a vencer o medo gradualmente e a começar a deslizar nas ondas. O recreio dos "putos adultos" continuou até à ultima restea de sol no horizonte.


Sea - Morcheeba



Existem momentos perfeitos de união com a natureza e eu vivi mais um desses momentos...

Hoje ao fim do dia a receita irá ser: Mais do mesmo! Durante o fim de semana ninguém me apanha em lugar nenhum sem ser numa praia bastante ventosa! ;-)

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis