Carta de amor de uma peregrina

Se existe alguém cuja escrita me desperta uma paixão arrebatadora pela vida, esse alguém é esta escritora! Ao ler estes textos e este livro, fico todo arrepiado pois sinto-me estranhamente identificado com tudo o que ela descreve. Sinto que aquilo poderia ter sido escrito por mim. Tal como esta escritora, eu também percorri este caminho mágico (por duas vezes) e ele ofereceu-me muito mais do que aquilo que eu alguma vez poderia esperar, contribuindo para mudar o rumo da minha vida ...

Carregar no botão se estiver interessado (a) em fazer o download (versão PDF) gratuito do livro.



Carta de amor de uma peregrina

Meu querido Caminho de Santiago, amo você. Entendo que somente assim, amando, posso escrever para você. Hoje lhe escrevo como mulher e como amante, exatamente da mesma forma que percorri suas árduas e belas trilhas cheias de “poeira, lama, sol e chuva.
Você para mim é Caminho de Santiago porém é também, simbolicamente, Caminho da Vida.
Você é Vida em seu estado puro e destilado, você é Dor, é Paixão, e é muito mais, como somente um grande amor sabe ser. Eu amo você! Com a sua permissão, sua generosidade, penetrei seus bosques, vales, campos, seus longos caminhos. E fui sentindo como, pouco a pouco, com sensibilidade e arte Você penetrou minhas veias, meus ossos, meu sangue, as cavernas mágicas de meu ser. Hoje somos amantes e nosso amor é eterno como todo verdadeiro amor.
Meu querido, andar por Você foi fonte de emoção constante, e teria que recorrer a um dicionário para procurar palavras que descrevessem esta emoção, e as palavras não bastariam.
Teria que decorticá-las, conhecer suas raízes, voltar às origens, e ainda assim, não conseguiria. Então hoje posso somente tentar explicar um pouquinho do imenso amor que Você provocou em mim. Com ardor e com espanto, com humildade e com loucura, por Você eu cantaria; e no entanto sem voz e em silêncio ofereço-lhe todo meu riso e meu pranto e a força de um amor que Você me ajudou a descobrir em mim.
Quando nos apaixonamos por alguém, por um momento nos lembramos que o mundo é mágico, para em nossa infinita preguiça de seres humanos logo depois esquecermos. Da mesma forma apaixonar-me por Você lembrou-me, ensinou-me, cravou em minha carne e assinou em minha alma aquilo que não quero nunca mais esquecer. Que o Mundo, a Vida, que cada encontro, cada sensação, cada flor e cada pedra são divinos, mágicos, são pura arte de Existir.
Você me fez entender que a relação de amor com a Existência é a relação por excelência. É a única cuja reciprocidade é absolutamente incontestável e permanente. Amo a Vida, e Ela me ama, é assim, é tão puro e óbvio e no entanto difícil de entender, como todas as coisas simples. Do amor nasce amor.
O amor é o Inesperado, o Desconhecido, a Beleza do fluxo incessante do viver que traz todos os tipos de sensações e experiências, e que assim nos faz vibrar, e crescer.
Quanto mais nos abrimos à Vida, mais entendemos que se pode aprender tanto do prazer quanto da dor, e mais Ela se abre a nós. E assim nos tornamos viajantes na eterna viagem que é existir. E assim nos tornamos Peregrinos.
Um espanhol chamado Eduardo Chamorro escreve: “O peregrino é um ser sem domicílio, um espírito errante em busca do Espírito maior a cuja manifestação abraçar-se onde quer que dê com ela, em um espaço que será sagrado precisamente por isso”.
Ser peregrino é entender que nossa casa, a única coisa que realmente temos é a Vida. Todo o resto vem e vai, porém a Vida é o mistério permanente, o caminho escuro e luminoso que temos a sorte de percorrer. Ser peregrino é amar o caminho da Vida mais do que qualquer outra coisa. E viver é caminhar e descobrir.
E assim, meu querido Caminho, hoje lhe escrevo pois sou sua peregrina. Graças a Você pude percorrer os 800 quilômetros que separam St. Jean Pied-de-Port de Santiago de Compostela. Como escreve Paulo Coelho: todo o Universo “conspirou” para que eu pudesse percorrer e amar Você. Hoje eu O sinto dentro de mim. Todos os dias penso em Você e sei que nunca mais poderei esquecê-lo.

Escrito por
Antonella Zara

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis