Tatuado na alma para sempre

Aconteceu subitamente algo de profundamente estranho durante a viagem mais marcante da minha vida. Não consigo perceber totalmente porque iniciei esta viagem, mas a determinada altura soube claramente que estava destinado a percorrer um estranho caminho denominado Caminho de Santiago.

Como acredito em "sinais" e foram tantos os sinais que me apareceram durante um longo período de tempo, que apenas me resignei a cumprir o que sentia como algo que teria mesmo de realizar.

A certa altura da viagem a realidade e o imaginado tornaram-se numa teia intricada no qual tudo passou a estar ligado. Todos os acontecimentos passaram a ter um sentido muito mais profundo. A própria vida não apresentava limites ilusórios e o espaço e o tempo passaram a ser apenas insignificantes dentro de um mistério superior a tudo o que me rodeava. Uma espécie de "consciência universal" fazia-me ter uma espécie de sensação de paz e permitia-me comunicar facilmente com tudo o que me rodeava. Senti um entusiasmo enorme e uma ligação sensorial que me acompanhou até ao fim da viagem e abriu-me as portas para experiências fabulosas.

A recordação desta dádiva que me foi transmitida persiste e estará sempre presente em mim pela vida fora. A minha vida nunca mais foi (nem será) a mesma depois desta experiência e os meus dias passaram a ter um propósito diferente. Os obstáculos terríveis e dolorosos inerentes à existência humana passaram a ser fácies de interpretar e a maioria dos obstáculos deixaram de ser demasiado difíceis de ultrapassar.

Entendi a dádiva que me foi concedida ao entrar em contacto com uma fonte de energia diferente e que sempre existiu dentro de mim. A partir daquele momento soube que tinha o dever e a alegria de utilizar aquela experiência de uma forma positiva na minha vida diária.

Esta experiência transcendental foi apenas: ir um pouco mais além, fazer um salto sensorial, expandir a mente de forma a elevar a percepção daquilo que me rodeava. Em vez de apenas me regozijar com a oportunidade de estar vivo, consigo agora manter-me muito mais atento a tudo aquilo que cada nova situação me proporciona.

Como todos os seres humansos, também busco o prazer, conforto e segurança e isso sempre me fez fechar a experimentar conviver com um estado de espírito superior. Esse estado de espírito sempre existiu dentro de mim e acaba por ser muito mais vasto do que a própria realidade. Passei muito tempo a desejar muito mais "do que quer que seja", mais dinheiro, mais reconhecimento, mais sexo, mais conhecimento, mais dinheiro, mais liberdade. Descobri que tinha tudo isso e muito mais. Aquilo que não tinha também não me fazia assim tanta falta! A certa altura reavaliei o rumo da minha vida e decidi mudar de direcção e faço-o decididamente e lentamente. A mudança é praticamnete imperceptivel mas aconteçe a cada dia que passa.

A segurança, a riqueza, o prazer, o poder e até mesmo a sobrevivência podem ser uma consequência do que faço, mas nunca serão a meta que me proponho atingir. Procuro apenas sobreviver ao próximo dia, ao desamor, ao desafecto, ao mundo, ao tédio, à frustração, ao ciúme, ao pavor e à violência. Encaro a sobrevivência como uma tentativa constante de equilíbrio na minha vida, vivendo intensamente e apaixonadamente todas as experiências gratificantes que me surgirem pela frente.

A orientação que sempre procuro, funciona como uma bússola onde diariamente tento perceber melhor a minha ligação com o universo e tento estar mais alerta para aquilo que realmente sou, sentido intensamente o pulsar da vida.

Adoro navegar no desconhecido, não me preocupando demasiado com a produtividade que a qualquer custo me procuram impingir. Abomino o consumismo desenfreado e procuro com o contacto com a natureza, ensinamentos que o ser humano aprendeu há muito tempo e que se vai esquecendo com o passar vertiginoso do tempo.

Há muito mais para ver, sentir, cheirar, aprender, experimentar do que aquilo que nos é oferecido pela televisão, centros comerciais e livros meramente intelectuais. Existe vida a desenvolver-se por todas as partes e acima de tudo dentro de nós, e ela vai infinitamente além daquilo que percepcionamos e pensamos superficialmente. A vida vai além das nossas dores e ocupações, das nossas crenças e dilemas, dos nossos prazeres e medíocres identidades. Ela apenas quer que a amemos, que nos abramos para ela, que abramos a porta dos nossos conceitos empoeirados para novas realidades. A vida apenas espera por nós sob o véu espesso da inconsciência.

Ao percorrer um longo caminho descobri tudo isto e muito mais... Descobri que tinha o poder de percorrer longos caminhos e paisagens sem medo e sem angústia. Com a paz que encontro na natureza que ladeia o meu caminho, aprendi a ceder às forças da natureza. Cedendo descobri a magia de viajar despojado de ... tudo ... até mesmo de preconceitos, seguindo apenas o caminho do sol, da lua e das estrelas.

Substitui grande parte dos meus "porquês" por aquilo que aprendi no dia a dia simples de caminhar ao ritmo certo ... ao ritmo do meu corpo. Aprendi a ver setas e sinais nas estrelas quando olho qualquer céu.

Existirá sempre um caminho misterioso presente na minha vida e que nunca se afastará da minha alma...

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis