Morrer na Montanha

Publicada originalmente em 28/05/2000

Sim, eu aceito morrer na montanha. Aceito morrer nas neves do Kilimanjaro,no ar rarefeito do Aconcágua, nas trilhas do Himalaia. Mesmo que jogado precipício abaixo ao esbarrar em um prosaico iaque, como me aconteceu no anopassado, quando cortava a cordilheira em direção ao Everest. E mais: aceito morrer nas garras de um tigre num safári no norte da Índia, fazendo trekkingnas Annapurnas ou fugindo do Exército da China na fronteira com o Tibete. Eu aceito morrer descendo o rio Amazonas. Tragado pelas correntezas ou flechado por algum índio ainda não contatado na fronteira com a Colômbia. Quer dizer:aceito todos os riscos inerentes à busca do desconhecido; na procura da minha própria razão de existir.
Resumindo: eu aceito morrer vítima de algum acidente provocado pela minha ânsia de viver, conhecer o mundo. Conhecer melhor a mim próprio. Eu aceito morrer quando eu for o agente da minha própria morte.
Mas não, não aceito morrer num acidente de trânsito, abalroado por um bêbado. Não aceito morrer ao cruzar a rua - protegido pelo sinal verde dos pedestres -, atropelado por algum motorista irresponsável. Não aceito morrer no portão da minha garagem para que ladrões levem meu carro; nem no caixa eletrônico por não lembrar a senha do meu cartão de crédito. E mais: não aceito morrer atingido por uma bala perdida enquanto caminho no centro da cidade. Nem no fogo cruzado de policiais e bandidos quando vou ao banco pagar a conta da Internet. Muito menos de calos no rabo, afundado no sofá, vendo a vida passar na TV. Quer dizer: não aceito os riscos provocados pelo fracasso dos outros.
Resumindo: eu não aceito morrer vítima de algum acidente imposto pelo insucesso da sociedade tecnológica. Eu não aceito morrer quando a minha forma de vida não for o agente da minha própria morte.
Para mim, morrer só faz sentido quando for consequência do meu viver. E, contrariando Fernando Pessoa, ouso afirmar: viver é preciso! Mesmo que seja apenas para se ter um bom motivo pelo qual morrer. Airton Ortiz - Aventureiro e Escritor

0 Whariúthinqs?:

Enviar um comentário


Copyright 2008 | Paulo Reis